Naviraí, Quinta-Feira   18 de Outubro de 2018

16/10/2018


Naviraí inicia implantação do Plano de coleta seletiva de materiais recicláveis

Naviraí é um dos três municípios brasileiros, com até 50 mil habitantes, que foram selecionados para receber um Plano de coleta seletiva do lixo doméstico. O projeto é denominado de “Programa Cidade + Naviraí”.

Na tarde de terça-feira, 09 de outubro, o prefeito Izauri de Macedo e o gerente municipal de Meio Ambiente Astolfo Carlos Mendes, assinaram um acordo de cooperação técnica com a Ong Recicleiros (organização sem fins lucrativos, especializada da gestão sustentável de resíduos sólidos) que tem sede em São Paulo e atuação de 11 anos em todo território brasileiro para criar modelos inovadores e de alto impacto socioambiental. O programa que será desenvolvido pela Recicleiros conta com financiamento da SIG Combibloc, uma das principais fornecedoras mundiais de embalagens cartonadas e máquinas de envase para alimentos e bebidas.

O gerente de Meio Ambiente explicou que uma das metas a ser alcançada pela gestão do prefeito Izauri é a implementação da coleta seletiva no município. Naviraí, de acordo com Astolfo Mendes, concorreu com mais de 600 municípios através de um edital público onde somente três foram selecionados para receber o plano de coleta seletiva. A conquista deste programa representará uma economia aos cofres da Prefeitura de Naviraí de em torno de R$ 100 mil, conforme afirmou o gerente de Meio Ambiente.

O projeto está em sua primeira fase, que é a fase de desenvolvimento. A segunda será de captação, a terceira de implantação e a quarta fase será de operação e execução do projeto.

O projeto, conforme explicação do representante da Recicleiros, Rafael Henrique Siqueira, tem como objetivo alavancar, de maneira estruturada e sustentável, as práticas de coleta seletiva e logística reversa de embalagens em todo o Brasil. Esta primeira fase, que trata do desenvolvimento do projeto deve ser concluída no mês de dezembro.

O prefeito Izauri de Macedo, ao falar sobre o programa de coleta seletiva que está em fase de implantação, destacou que Naviraí já deu um grande passo, pois tem um dos melhores e mais organizados aterros sanitários do Mato Grosso do Sul.

“Com a coleta seletiva muitos rejeitos deixarão de ser depositados no aterro sanitário, contribuindo para o prolongamento da vida útil do nosso aterro sanitário. Nosso município foi um dos três selecionados no Brasil, a ser contemplado com a criação do Plano Municipal de Coleta Seletiva e consultoria e a custo zero”, disse o prefeito.

Participaram desta primeira reunião, o promotor de justiça Paulo da Graça Riquelme de Macedo Junior, os vereadores Rosangela Farias Sofa, Júnior do PT, Fida Paiol e Josias de Carvalho, além de representantes de diversos segmentos da sociedade naviraiense.

 

Fonte: Assessoria de Imprensa

<