Naviraí, Sexta-Feira   26 de Abril de 2019

28/03/2019


Primeira Olimpíada de matemática terá premiação nesta sexta-feira dia 29

Com a olimpíada regional é uma oportunidade a mais que esses alunos têm para participar da etapa nacional.

Na história de Mato Grosso do Sul em termo de educação houve a oportunidade em sediar uma Olimpíada de Matemática regional. Naviraí foi sede com a participação de mais 06 municípios do conesul do estado reunindo mais de 11 mil alunos que participaram do evento.

Segundo a professora Daiane dos Santos Corrêa Cabanha, coordenadora de matemática na Rede Municipal de Ensino, essas olimpíadas são importantes, porque os alunos de escola pública tem uma única chance de ir para uma olimpíada nacional, por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBMEP).

 No ano passado a Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Educação concorreu no edital junto ao IMPAR com todas as cidades do Brasil e Naviraí foi selecionada juntamente com mais 33 cidades para realizar essas olimpíadas regionais e Naviraí foi à única cidade do Mato Grosso do Sul e a única olimpíada que foi coordenada por uma Gerência ou Secretaria de Educação, porque as demais foram gerenciadas por Universidades Federais.

Nesta sexta-feira (29), alunos de anos finais do ensino fundamental e médio e professores de matemática participarão da solenidade de premiação que irá acontecer a partir das 8h00 no Salão Paroquial com a entrega de 196 medalhas e troféus, a premiação será dividida em níveis com alunos de 6º e 7º ano pertencem ao nível 01, 8º e 9º pertencem ao nível 02, alunos de ensino médio nível 03 e os professores nível 04.

Daiane destaca que a premiação foi feita em duas etapas a primeira foi municipal onde os melhores de cada município receberam uma medalha. A olimpíada de matemática consiste em uma avaliação em questões de múltipla escolha, onde o aluno precisa ler e refletir sobre questões matemáticas, composta de 20 questões, reunindo as cinco áreas da matemática e os alunos que tiveram os melhores desempenhos e conseguiram resolver mais questões, são os premiados. Destacando que participaram dessa olimpíada os municípios de Naviraí (sede), Juti, Itaquiraí, eldorado, Iguatemi, Mundo Novo e Japorã.

A professora Daiane avalia a realização da olimpíada, “A matemática hoje é um grande tabu e a maioria dos alunos na educação básica tem muita dificuldade de aprender a matemática e de ter uma motivação que o leve a querer a aprender, então com essas competições possui dois objetivos: O primeiro, encontrar alunos que tenham interesses e atividades dessa forma faz com o que o aluno procure não simplesmente para passar de ano ou para conseguir notas, mas leva-los a ter um objetivo ajudando a ele estudar a matéria e alcançar as oportunidades que as universidades oferecem”. Disse Daiane.

Ela destaca que atualmente existe o Instituto Tim que oferece bolsas no período da universidade pra esses alunos que se destacam nessas competições, e que os medalhistas poderão ter bolsa de até Mil e Duzentos Reais de ajuda nas Universidades.

O evento dessa sexta-feira contará com a presença de prefeitos secretários de educação dos sete municípios, professores, diretores e convidados. Daiane ressalta que esse a segunda edição da olimpíada será na semana da matemática nos dias 06 a 10 de maio.

Fonte: Assessoria de Imprensa

<